A terapia com imunobiológicos é um verdadeiro avanço nos cuidados das doenças autoimunes.
A terapia com imunobiológicos é um verdadeiro avanço nos cuidados das doenças autoimunes.
sobre a terapia
A terapia com imunobiológicos é um verdadeiro avanço nos cuidados das doenças autoimunes.
Desenvolvido a partir da biologia molecular, o medicamentos imunobiológicos são moléculas produzidas a partir de organismos vivos capazes de atuar em lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias de diversas doenças, principalmente as de caráter autoimune, como artrite reumatóide, psoríase, espondilite anquilosante, esclerose múltipla e dermatite atópica, por exemplo.
Dessa forma, esses medicamentos podem substituir as altas doses de corticóides presentes em alguns medicamentos para essas doenças, eliminando ou impedindo o desenvolvimento de células anormais, o que melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes e ameniza os sintomas dos ataques recorrentes ao próprio organismo.
O tratamento com imunobiológicos dependerá muito do protocolo estabelecido pela doença, necessitando de algumas precauções quando indicado. A aplicação desses medicamentos, que normalmente são de alto custo, é feita de forma endovenosa ou subcutânea em regime ambulatorial, devendo sempre ser feita de forma monitorada, mediante acompanhamento de um médico especializado, tendo em vista a possibilidade de ocorrerem reações adversas no momento ou em um momento posterior à medicação.
Além disso, a avaliação extensa da presença de doenças infecciosas antes e durante o tratamento com medicamentos imunobiológicos é imprescindível para prevenção de doenças, pois o seu uso pode predispor ao surgimento de doenças oportunistas e à reativação da tuberculose.
Doenças reumatológicas como artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, neurológicas como esclerose múltipla, dermatológica como psoríase e dermatite atópica e doenças intestinais como doença de crohn e retocolite ulcerativa, podem ser tratadas com biológicos.